A Associação de Caça e Pesca da freguesia de Riodouro foi criada em Setembro de 1992. Teve como principal objetivo a defesa dos interesses dos caçadores e pescadores da freguesia de Riodouro, face às alterações de ordenamento cinegético à data se previam para o concelho de Cabeceiras de Basto.
Durante a primeira década de existência manteve uma atividade reduzida. Neste período destaca-se a criação do Campo de Treino de Caça de Fliposo e a organização de algumas montarias ao javali.
Com a constituição, em 2001, da Zona de Caça Associativa de Riodouro a atividade da associação teve um incremento significativo e o número de sócios sofreu um grande aumento.
Em 2003 foi extinto o Campo de Treino de Caça de Fliposo e criado o Campo de Treino de Cambezes. Entre 2006 e 2022 foi concecionária da Concessão de Pesca da Ribeira de Riodouro e, em 2013, foi criado o Campo de Treino de Caça de Moscoso.
Em 2005 e 2009 organizou, em conjunto com a Federação de Caçadores de Entre Douro e Minho, provas do campeonato regional de Sto Huberto.
A associação utilizou para sua sede, entre 2007 e 2018, as instalações da EB1 de Toninha, tendo, para o efeito, celebrado um protocolo com a Junta de freguesia de Riodouro e a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Em 2018 inaugurou a atual sede em Cambeses
Atualmente tem inscritos cerca de 160 sócios.
GÉNESE E PRECURSORES
ESCRITURA E RESPECTIVOS OUTORGANTES